A Acelen está oferecendo um programa exclusivo para mulheres através do Jovem Aprendiz, abrindo um total de 40 vagas.

A Acelen está disponibilizando um programa do Jovem Aprendiz que é destinado somente para mulheres e que oferece 40 oportunidades de emprego.

A Acelen lançou um programa Jovem Aprendiz exclusivo para mulheres, com o objetivo de ampliar a diversidade no ambiente de trabalho e oferecer mais oportunidades de capacitação profissional. A empresa está oferecendo um curso gratuito de técnico de petroquímica, em parceria com o Senai, com duração de dois anos e destinado somente para mulheres. As inscrições estão abertas até o dia 15 de março e são voltadas para residentes das cidades de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Catu e Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. Serão oferecidas 40 vagas para mulheres de 18 a 21 anos com ensino médio completo.

A Acelen já conta com 18% de trabalhadoras em seu quadro de colaboradores, um número ainda incomum no setor. O vice-presidente de Recursos Humanos da empresa, João Raful, destacou que a inclusão de mulheres na indústria é essencial para o desenvolvimento do mercado do futuro. Ele ressaltou que a empresa pretende aumentar cada vez mais a participação feminina no setor e ser uma empresa inclusiva e protagonista na indústria 4.0.

O curso de técnico de petroquímica terá cerca de 3 mil horas de aula, entre conteúdo teórico e atividades práticas, com previsão de conclusão em fevereiro de 2025. A jornada diária será de quatro a oito horas, dependendo da fase do curso, e será realizado na sede do Senai de Candeias e na refinaria da Acelen.

Além disso, a Acelen já firmou outras parcerias com o Senai Bahia para proporcionar, atrair e incentivar o desenvolvimento na Bahia, como cursos inéditos e pesquisas voltadas para o setor de refino e eficiência hídrica. Em 2022, a empresa implantou o Acender – Centro de Excelência em Educação Acelen, com investimento de mais de R$ 12 milhões, para ampliar o quadro de colaboradores e qualificar ainda mais os profissionais que já estão na empresa.

Fontelink